Conexão Filosofia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conexão Filosofia

Esse é o Conexão Filosofia, um blog dinâmico que trará grandes contribuições, reflexões, discussões e conhecimentos filosóficos.


+63
Mayara Silva
YuriTeixeira
Vinicius Pedro
Thalita Costa
Otávio de Oliveira
juliaana Nascimento
Caique Peterson
katheen rios
Vitória Ramos
Amanda de Souza Paiva
Julia Lourenço
Rafaela Assis
Katielly de Mello
Leonardo Cubells
Guilhermepxt
naaahdiniz
Janes A. Costa
J.Pedro
Douglas Pereira Ires
leo
Isabella Pires
Ágatha Omi
Isabela Rodrigues Souza
Leandro Brandão
Gabriella Chaves
lesantos
Geovana Macedo
Luiz Henrique Cardim
Caroline Cardoso
ketty04
Raphael Alegro
Danielle Santos
kauerodriguess
Tayna Galbiate
Beatriz Resende Alves
kathleen camargo de lima
felipe.p.andrade
Isabella Frazão
Gabriely Leal Silva
Gabriel batista
thiago carvalho ribeiro
Camila de Paula
Lauranier h.
Caio Ferreira
Andressa Pereira Silva
Victor Duarte
luan
vitorhugo78
Maisa Moraes
Antunes
Beatriz Rodenas Marassi
Mayra Araujo
Jessica Mendes
Kelly Belarmino Rodrigues
isabella ferreira
Fernanda Carvalho
Ezequiel Miranda silva
Giovanna Servone B. Faria
guigil
LucasSena
vanmarie_
IIgor Pereira
Professor Flávio
67 participantes

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    IIgor Pereira
    IIgor Pereira


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 31/03/2015
    Idade : 25
    Localização : São Paulo

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por IIgor Pereira Dom 15 Nov - 19:17

    [b]Antunes: [/b]Disse que as pessoas confundem SER ou O que é felicidade!Realmente isso acontece com as pessoas,mas não é dificil de se entender,por exemplo:Felicidade o que é?Para mim seria uma emoção que vem do meu interior(agora de onde ela vem,já não sei te explicar),aogra o que é ser feliz?Na minha opinião é aquilo que eu faço com amor,coragem e brandura,talvez posso ate dizer que é aquilo que me trás essa emoção(assim eu sou feliz) bounce bounce

    Os videos retrataram alguns tipos de felicidade como já citei no meu primeiro comentário e no segundo comentário citei problemas sociais ,será que isso pode me descapacitar de felicidade(depende da realidade que vivemos).Particularmente gostei do primeiro videos que fala que felicidade é relativa(eu penso assim) Basketball afro a minha felicidade não é a mesma que de outra pessoa!

    avatar
    lesantos


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 13/11/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por lesantos Dom 15 Nov - 19:21

    Todos os vídeos retratam felicidade ao ver da filosofia, mas o primeiro me chamou muita atenção por tratar a felicidade como uma maneira de se ligar a coisas positivas, e não as coisas materiais.
    Coisas positivas atraem felicidade, podemos dizer que bens materiais, são coisas neutras, ou seja, nem positivas e nem negativas, o ser humano se sente com uma necessidade intensa de ter as coisas para muitas vezes satisfazer o seu próprio ego, e isso de fato está longe de ser sinônimo de felicidade.

    Letícia Santos /44/ 3F/ Tarde
    avatar
    lesantos


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 13/11/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por lesantos Dom 15 Nov - 19:21

    Bom, o estoicismo baseava-se num conceito em que o homem se torna livre e feliz quando não se deixa levar pelas paixões e coisas externas (materiais).
    Já o epicurismo, é meio que todos podemos ser felizes, mas muitos procuramos tal felicidade nos lugares errados, e feliz seria o homem que vê felicidade na simplicidade e não nas coisas materiais.
    Epicuro dizia que homem não precisava se culpar por desejar as coisas, mas não podia depender das coisas que ele quer ter para ser feliz.

    Letícia Santos /44/ 3F/ Tarde
    avatar
    guigil


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 23/10/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por guigil Dom 15 Nov - 19:22

    Um dos pontos que julguei importante no primeiro vídeo, é que a felicidade é impossível dentro de uma sociedade injusta. E em outra situação, bens materiais só nos dão um felicidade momentânea, resumidamente, um ser feliz materialmente é um ser ansioso.
    Felicidade é um estado humano em que nossas emoções estão inteiramente ligadas a momentos positivos, e isso torna as pessoal fissuradas por esses sentimento, e muita vezes esse momento é algo simples (o que comprova o fato de felicidade não estar ligada à bens materiais).

    Guilherme Gil - N22 - 3F - Tarde
    Janes A. Costa
    Janes A. Costa


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 15/03/2015
    Idade : 26

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Janes A. Costa Dom 15 Nov - 19:34

    Eu concordo com o primeiro vídeo, porque a felicidade é momentânea e isso é um fato, mas a felicidade se forma quando buscamos coisas simples, quando buscamos uma paz interior, é necessário deixar alguns valores de lado, ter mais ética, a felicidade se forma desse jeito, em questão de estar se ligando com bens materiais não faz com que uma pessoa seja feliz por completo, as pessoas confundem necessidade com necessário, mas o que isso quer dizer? Quer dizer que para nós há coisas que são necessárias e tem coisas que temos a necessidade de ter, como por exemplo o dinheiro, achamos que é necessário ter dinheiro mas na verdade é apenas uma necessidade imposta pelo ser humana, da para ser feliz sem ter muito dinheiro, sem ter um carro, sem ter joias e coisas do tipo... O simples é o que nos faz feliz, o simples é o que nos move...
    Essa visão dos estoicos sobre a felicidade é muito interessante, porque relacionar a sabedoria com a felicidade é algo que muitas pessoas não pensam, ter uma sabedoria simplista sem ambição é algo que todos nós devemos ter independentemente do que esteja acontecendo, saber é uma dadiva e ser feliz também é uma dadiva por isso se correlacionam.
    A visão Epicurista é basicamente a minha visão sobre a felicidade, creio que para sermos felizes precisamos desfrutar mais das coisas que a vida nos proporcionam, estar de bem com a vida, consigo e com o próximo, aproveitar cada momento da sua vida, aproveitar cada minuto de cada dia, é "cair de cabeça no prazer que a vida dá" Érico Veríssimo já dizia que "Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente." Enfim, para mim, ter felicidade é ter simplicidade e saber aproveitar a vida como ela é, e principalmente ter amor. Smile

    Janes A. Costa
    Janes A. Costa


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 15/03/2015
    Idade : 26

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Janes A. Costa Dom 15 Nov - 19:42

    IIgor Pereira escreveu:[b]Antunes: [/b]Disse que as pessoas confundem SER ou O que é felicidade!Realmente isso acontece com as pessoas,mas não é dificil de se entender,por exemplo:Felicidade o que é?Para mim seria uma emoção que vem do meu interior(agora de onde ela vem,já não sei te explicar),aogra o que é ser feliz?Na minha opinião é aquilo que eu faço com amor,coragem e brandura,talvez posso ate dizer que é aquilo que me trás essa emoção(assim eu sou feliz) bounce bounce

    Os videos retrataram alguns tipos de felicidade como já citei no meu primeiro comentário e no segundo comentário citei problemas sociais ,será que isso pode me descapacitar de felicidade(depende da realidade que vivemos).Particularmente gostei do primeiro videos que fala que felicidade é relativa(eu penso assim) Basketball afro a minha felicidade não é a mesma que de outra pessoa!





    Concordo que a felicidade é relativa, mas quando estamos com alguém que nos faz bem ficamos felizes, se eu faço bem para esta pessoa e se essa pessoa me faz bem creio que a felicidade de ambas acaba se tornando "igual", não sei se consegue entender a minha concepção mas é o que eu penso sobre isso... cat

    Vitória Ramos
    Vitória Ramos


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 24/03/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Vitória Ramos Dom 15 Nov - 19:49

    Caique Peterson escreveu:
    Isabella Frazão escreveu:
    Caique P escreveu:Não concordo com o Ezequiel Miranda, pois não dependemos de nenhum objeto, um bem material para sermos felizes, ao só ter saúde a felicidade pode se encontrar, temos exemplos de pessoas que estão com problema de saúde e desejam sua vida antepassada, voltar a fazer oque fazia, mas tudo bem, poderão falar "E as outras pessoas que são bem de saúde, e não dão valor para o que tem neste momento, e sim para o material ?" Essas pessoas não ira dar valor agora, mas futuramente iram precisar do que não deram a minima importância.

    Caique Peterson  Cool
    Nº02
    3ºG-Tarde

    Avaliando bem a sociedade em que vivemos, acredito que o poder material tornou-se, na maioria das vezes, uma necessidade. Até mesmo no exemplo que você citou, para ter saúde, é necessário também ter materiais específicos para isso. Logo, mesmo não sendo o principal elemento, o materialismo também está inserido na felicidade. Levando em consideração o alcance da felicidade através da satisfação de desejos e prazeres, o "ter" também faz parte de nossa formação. É claro que, quando o materialismo torna-se excessivo, acaba sendo prejudicial. E quando o "ter" torna-se prioridade ao "ser", acaba atraindo futuras infelicidades e felicidades apenas momentâneas.

    Isabella Frazão.
    3G

    Número: 13.

    Mas pensando nisso, você precisa ter dinheiro para ter sua felicidade interna? Muitas pessoas não são felizes pelo que tem. Há pessoas que se perguntam, porque ele é feliz sendo que não possuí nada de material valioso? Ai que ta, ao dar valor para si mesmo, não haverá valores materiais.
    Chegamos ao ponto em que o M. S.  Cortella explica sobre o que é essencial e o que é fundamental. O dinheiro é fundamental, pois nos ajuda a conseguir coisas que nos deixam felizes por um momento, mas ele não é o essencial na nossa vida. Acredito que as coisas essenciais para sermos felizes não podem ser compradas.
    avatar
    Mayara Silva


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 25/05/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Mayara Silva Dom 15 Nov - 20:04

    Anonimo 15novembro,2015 18:51
    Nayara Lima,36,3-F Tarde

    Eu discordo com que Ezequiel diz sobre a felicidade,ser uma situacao causada pela nossa mente por razao que nao tem haver com a felicidade citada na filosofía
    avatar
    Leandro Brandão


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 15/04/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Leandro Brandão Dom 15 Nov - 20:06

    Pelo o que entendi dos videos é que eles passa que na verdade a verdadeira felicidade é a realidade, em que nos vivemos no nosso cotidiano e não fazer loucuras pra satisfazer o seu próprio égo que se entende por felicidade, na verdade pelo que analisei nos verdade que é uma euforia que sentimos por dentro que traduzimos como felicidade, a felicidade é traduzidos em instantes na nossas vidas.
    É Se falado também pelos sábios de que quem é sábio é feliz, mais quando que na verdade temos que ter o vídeo passa uma sabedoria sim mais uma sabedoria que esteja presente no nosso cotidiano, sabendo lidar com situações e sendo feliz, não querendo ser o inteligemtão o espertão, mais sim saber entrar e sair de diversa situações. Assim alcasariamos a felicidade.
    Ja no video do epicurismo fala-se que a felicidade depende calma dentro do nosso ser la dentro sem pertubação ter uma vida, cheias de amizades a liberdade, é quando você estiver triste chorando é ter amigos para consolar, é ter a sua própria liberdade de expor o que esta sentido é ter a liberdade de ter sua própria decisão ser feliz ou não.

    avatar
    Caroline Cardoso


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 25/03/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Caroline Cardoso Dom 15 Nov - 20:11

    Nome: Caroline Cardoso Dos Santos Nº: 03 Série: 3ºJ

    Nos videos fica bem claro, tanto que a felicidades não temos em todos os momentos ,e também a felicidade não e algo momentâneo . A felicidade são momentos que a vida nos proporciona, que atinge o máximo de prazer"felicidade" que temos dentro de nos. E o prazer de ter amigos, família, saúde, amor e etc....
    Nos videos fala que a felicidade é algo soberano,são momentos, são prazeres, são realizações que não temos a todo tempo. por isso qur quando ocorre nos sentimos tão surpreendidos , tão felizes....
    Vitória Ramos
    Vitória Ramos


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 24/03/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Vitória Ramos Dom 15 Nov - 20:23

    Andressa Pereira Silva escreveu:Sobre o epicurismo :
    Epicuro afirmou que a felicidade seria ausência das coisas ruins, uma pessoa que não passasse por problemas, seria uma pessoa feliz, mas só para pessoas normais, não sábios ou etcs. PORÉM, pensou nisso como o "essencial", aquilo que nunca poderia faltar para alguém se encontrar no estado de felicidade.
    Uma pessoa que nunca tivesse problemas não teria noção do que é ser feliz, por isso não concordo com a concepção de felicidade de Epicuro. A vida precisa de altos e baixos para ser vivida intensamente, sem sensações nós apenas existimos.
    avatar
    Isabela Rodrigues Souza


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 16/03/2015
    Idade : 25

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Isabela Rodrigues Souza Dom 15 Nov - 20:45

    katheen rios escreveu:A felicidade ela esta em nosso cotidiano, pois não podemos confundir felicidade com alegria ou prazer do momento e muita das vezes as pessoas os confundem, logicamente que não teremos a felicidade quando algo de ruim acontecer, mas a felicidade está no viver e não no final daquilo que vivemos, o caminho que seguimos é onde temos a presença da felicidade, o final pode ser uma alegria ou apenas um prazer por te conquistado, mas a verdadeira felicidade está no que construímos é simplesmente a caminhada para a alegria que significa aquele momento único.
    Pois como vimos a felicidade está naquilo que vivemos não conquistamos segundo pensamento de Aristóteles.
    Kathleen Bianca N° 16
    3°k. Noturno

    Concordo com o seu pensamento, vejo que muitos confundem felicidade com bem materiais, algo muito vago!
    Isabela Rodrigues, 3º I , Noturno, nº: 23
    avatar
    Isabela Rodrigues Souza


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 16/03/2015
    Idade : 25

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Isabela Rodrigues Souza Dom 15 Nov - 20:53

    LucasSena escreveu:A felicidade é algo passageiro, por isso o ser humano busca tanto... Posso estar feliz agora e em questão de minutos perder toda essa felicidade, acredito sim que felicidade é o prazer, fazer aquilo que gosta e o que te faz bem, a felicidade é como a paz, é algo momentâneo, não existe paz absoluta, pois somos seres equilibrados, é o que ocorre com a felicidade, yin yang é o melhor exemplo disso.

    Você não estaria confundindo felicidade com alegria? Alegria é o que você sente no momento. Acredito eu que a felicidade vai além disso, algo mais intenso! Também acredito que não exista essa paz absoluta, mas quando a felicidade "aparece para nós", nos esquecemos de algo que nos incomodava, ou nos deixava triste!
    Isabela Rodrigues, 3º I, Noturno, nº: 23
    avatar
    Geovana Macedo


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 20/05/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty em resposta

    Mensagem por Geovana Macedo Dom 15 Nov - 20:53

    Ezequiel Miranda silva escreveu:A FELICIDADE
    Felicidade é, muitas vezes, vista, na atualidade, como satisfação de desejos, posse de bens materiais, reconhecimento  público ou um bom emprego.

    Ezequiel Miranda
    n 08
    serie 3k
    Sim, porém segundo a filosofia epicurista a felicidade está associada ao prazer, só temos que ter moderação e saber diferenciar o bom e o ruim para nossas vidas.
    Katielly de Mello
    Katielly de Mello


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 07/04/2015
    Idade : 25

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Katielly de Mello Dom 15 Nov - 20:57

    Todos seguimos em busca da felicidade, Aristóteles tratava que para início de uma busca sobre a felicidade, seria o modo de viver, o modo de viver feliz.
    O que me chamou a atenção no primeiro vídeo foi quando ele cita que a “felicidade é igual a realidade menos a expectativa.”Um termo em que concordo plenamente, pois a felicidade são momentos de nossas vidas, e temos que viver,mas com os pés no chão,pois se vivermos de expectativas iremos nos afogar em decepções e nunca saberemos o verdadeiro significado da felicidade.
    Agora sobre os estóicos afirmarem que “o sábio é feliz, independentemente do que venha acontecer” ,não concordo porque como disse anteriormente, a felicidade ela vem através de fatos, e acaba sendo passageira pois, nenhum ser humano tende a ter uma vida perfeita, pois ele nem sempre está bem consigo mesmo, isso acaba o intrigando.
    Sobre a filosofia de  Epicuro,quando ele relata que para a felicidade há necessidade de trê coisas : Liberdade,amizade e tempo para reflexão.A liberdade é extremamente importante,pois quando não somos cobrados algo acabamos agindo de livre espontânea vontade, tornando assim, ações agradáveis.A amizade, isso se torna mais que especial, pois quando estamos com nossos amigos nos sentimos felizes,por que quem tem um amigo nunca fica só, e não há coisa em que mais temo do que a solidão,creio que todo ser humano seja assim. E o tempo de reflexão é necessário para que possamos analisar nossos atos, para não agirmos precipitadamente.

    Nome: Katielly de Mello
    Número : 27
    Série : 3°F Smile
    avatar
    Geovana Macedo


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 20/05/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty em resposta

    Mensagem por Geovana Macedo Dom 15 Nov - 21:00

    Antunes escreveu:Percebi que é muito confundido "o que é felicidade" com "o que te faz feliz". Vejo a maioria confusa com o bem material... uma felicidade vaga.
    O que te faz feliz seria um meio para conseguir obter a sua felicidade, não seria? Os bens materiais são realmente bons em nossas vidas, trazem muitos benefícios, porém isso não é essencial. Uma pessoa que pouco tem pode muito bem ser mais feliz do que uma pessoa que tem muito, mas aquele que tem muito não será necessariamente infeliz. Dizem que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida, mas então aquela pessoa que vive com coisas sofisticadas não vai ser feliz? Penso que a felicidade e a simplicidade estão lado a lado, porém é uma simplicidade de sentimentos, de ser, de estar e não de possuir.
    avatar
    Leandro Brandão


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 15/04/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Leandro Brandão Dom 15 Nov - 21:05

    Caroline Cardoso escreveu:Caroline Cardoso Dos Santos Nª:03  Série: 3ªJ Período: Noturno

    Estoicismo: De modo geral para eles só existe Deus, e tudo que  Deus faz para eles se torna a  felicidade . Porem se passa por algo diferente ou ruim, que em si sai do "modo perfeito deles" essa pessoa esta nessa situação para chegar na perfeição também. Para eles a felicidade também sempre fazer o bem, sempre correr atras do que você vai concluir , do que você tem certeza que vi obter um bom resultado que provavelmente as chances de não dar errado são maiores e assim faz com que a felicidade fica algo mais fácil de se encontrar. Em si a felicidade para eles era alcançar a perfeição de tudo....

    Epicuro: Para esse filosofo já era completamente diferente o seu modo de pensar. Pois ele fala que para sermos felizes temos que perde medo de algumas coisas , começarmos a se dedicar a objetivos que realmente você ira alcançar , que paremos de acredita em sorte ou algo parecido ,pois a felicidade só depende do trajeto que fazemos em nossas vidas, ser feliz e afasta todas as negatividades que pode esta ao seu redor nunca ficar pensando  em coisa ruins. Para ele ser feliz era sentir os prazeres da vida, de viver os momentos , de deixa para o lado tudo aquilo que for ruim e só querer o bem para si.

    Para mim a felicidade é simples, e quando sente prazeres em pequenas coisas , que ao acorda você lembra que isso já e uma dadiva, e dar valor  a tudo, e rir de coisas bestas, é se diverti com pessoas que realmente você gosta de ter ao seu lado, a felicidade é você esta de bem com a vida, é você conquista coisas que realmente lutou para conseguir não e nada mais e nada menos que viver a vida na espontaneidade.


    Concordo Caroline, a felicidade é podermos esta bem com nos mesmos aproveitar ao maximo o tempo que é nos dado na terra e poder atingir todas as nossas metas e objetivos, é ter amigos quando precisa e quando menos esperar eles estaram ali pra sempre nos ergue quem a nossa família podermos compartilha cada momento vivido misturado com emoções , e saber viver e lidar com dificuldades isso é ser feliz

    Leandro brandão Silva De Assis 3 J noturno N°19
    avatar
    Isabela Rodrigues Souza


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 16/03/2015
    Idade : 25

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Isabela Rodrigues Souza Dom 15 Nov - 21:06

    Acho que todos nós buscamos a felicidade, seja lá qual for. E esse é o problema, porque para muitos, a felicidade é algo adquirido com o dinheiro. Triste pensamento. E é esse pensamento que a maioria de nós temos que mudar. Se muitos buscássemos passar mais tempo vendo o que a natureza; o mundo; a vida tem a nos oferecer fora desse mundinho capitalista, aí sim seríamos mais felizes!
    Isabela Rodrigues, 3ºI, Noturno, nº: 23
    avatar
    Graziele
    Convidado


    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Resposta ao Lucas Sena

    Mensagem por Graziele Dom 15 Nov - 21:07

    "A felicidade é algo passageiro, por isso o ser humano busca tanto... Posso estar feliz agora e em questão de minutos perder toda essa felicidade, acredito sim que felicidade é o prazer, fazer aquilo que gosta e o que te faz bem, a felicidade é como a paz, é algo momentâneo, não existe paz absoluta, pois somos seres equilibrados, é o que ocorre com a felicidade, yin yang é o melhor exemplo disso."
    Concordo com seu pensamento, tudo na vida se trata de equilíbrio, nunca haverá ninguém plenamente feliz, nem totalmente sábio e nem incontestavelmente bom. Tudo na vida é questão de fase, as vezes passamos por bons momentos e somos felizes, mas então acontece algo ruim e ficamos tristes. As vezes somos boas pessoas, bons filhos, bons alunos, mas em outros momentos fazemos algo de que não nos orgulhamos. Isso não quer dizer necessariamente que você é uma pessoa ruim, isso quer dizer apenas que você é humano, você comete erros. Admitir que errou e tentar consertar isso é uma virtude que irá definir que tipo de pessoa você é na maior parte do tempo.
    avatar
    Graziele
    Convidado


    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty resposta a Isabela Rodrigues

    Mensagem por Graziele Dom 15 Nov - 21:12

    Acho que todos nós buscamos a felicidade, seja lá qual for. E esse é o problema, porque para muitos, a felicidade é algo adquirido com o dinheiro. Triste pensamento. E é esse pensamento que a maioria de nós temos que mudar. Se muitos buscássemos passar mais tempo vendo o que a natureza; o mundo; a vida tem a nos oferecer fora desse mundinho capitalista, aí sim seríamos mais felizes!
    Concordo com você Isabela. É claro que o dinheiro ajuda, e muito, em nossas vidas. Ele é um grande facilitador das coisas, mas ele não é essencial. É apenas uma ferramenta, se todos entendessem que a felicidade está na simplicidade e não na riqueza seriamos mais felizes.
    Graziele Lins 20 3F
    avatar
    NayaraSilva


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 15/11/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por NayaraSilva Dom 15 Nov - 21:13

    Anonimo15novembro,2015 20:57
    Nayara Lima,36 3-F Tarde

    Concordo com voce Vanessa,na nossa realidade atual de hoje muitas pessoas pensa que dinheiro trara felicidade alguma,mais na verdade traz algo extremamente diferente.
    Por exemplo:
    "Uma pessoa que se prostitue,para ter seu proprio dinheiro, analisando isso,acha correto que fazendo isso seria bom para ela,pois traria felicidade alguma so que nao.Porem contudo isso,estragaria sua vida para sempre.
    avatar
    Gabriel batista


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 12/03/2015

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Gabriel batista Dom 15 Nov - 21:14

    Um objetivo intrínseco à humanidade, é o questionar acerca das coisas com a qual convive e interage, visando obter um conhecimento mais acertado sobre as origens de todos os elementos, e as regras que os regem. É com fundamento em tal premissa, que emergiu, ainda na antiguidade clássica, a chamada Filosofia Natural, objetivando obter um conhecimento aprofundado sobre as causas primevas e os princípios que regem o mundo material, em especial no que tange à essência dos entes o ‘ser’ de todas as coisas corpóreas, especialmente as animadas, com destaque para o homem.
    Gabriel Barros Batista n°15 3°i
    avatar
    Bruna Rodrigues
    Convidado


    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty RESPOSTA

    Mensagem por Bruna Rodrigues Dom 15 Nov - 21:20

    Bom, nesses três videos vemos que a felicidade diante desses videos, eles citam nomes de filósofos como o Aristóteles que diz sobre prazer e muita virtude que seria o jeito de viver feliz, felicidade é igual realidade  menos expectativa, felicidade não é sempre, é momentos, e também que podemos viver a vida bem intensa, e uma vida feliz não esta livre de tristeza, infelizmente nossos brasileiros acreditam que felicidade são produtos de alto valor, bom emprego, entre outras.
    Pessoas podem ser feliz de jeitos diferentes, muitas pessoas confundem essencial com fundamental, sendo q dinheiro é fundamental não essencial, pois não podemos comprar amizade, lealdade e fidelidade, e sim meios de mantermos vivos, como alimentos, produtos e entre outros.
    Os videos estão completamente com coerência, bem explicado e muito fácil de compreender, ótimo documento.   Mariana Barbosa

    Mariana, infelizmente esse não é um pensamento só do povo brasileiro. Um dos países mais ambiciosos e gananciosos que conhecemos e que muitos se deitam pra esses pisarem em cima é os EUA. Grande potencia capitalista, que acha que pode comercializar qualquer coisa, comprar qualquer pessoa e fazer o que quer. Eles vivem o "American Dream". Então não é só o povo brasileiro que pensa dessa maneira, infelizmente são todos os povos, de todas as culturas. Todos pegaram a mania de capitalizar a felicidade.
    Bruna Rodrigues n43 3F
    avatar
    Bruna Rodrigues
    Convidado


    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Resposta

    Mensagem por Bruna Rodrigues Dom 15 Nov - 21:27

    "No Epicurismo a felicidade é sinonimo de algum desejo realidade,ou seja,você só se torna "feliz" quando tem aquilo que deseja,ou após ter feito algo que te satisfez.
    No Etoicismo a verdadeira felicidade é ter uma ligação entre "Deus e a terra",ou seja,deixar as coisas acontecerem,não tentar interromper algo,que no caso é o "Destino" Leonardo Cubells"

    Bom Leonardo, no epicurismo não se trata apenas de conseguir obter o que deseja para satisfazer seus prazeres. Se trata de satisfação com moderação e sempre sabendo o que é benéfico e o que não é em sua vida.
    E no estoicismos vemos uma filosofia bastante semelhante a do determinismo, pois ela acredita que estamos destinados a fazer as coisas. Acredita que há uma Razão Divina.
    Bruna Rodrigues n43 3f
    Katielly de Mello
    Katielly de Mello


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 07/04/2015
    Idade : 25

    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Katielly de Mello Dom 15 Nov - 21:49

    Nathália Tavares escreveu:Visão pessoal sobre felicidade

    Felicidade para mim é o sentimento mais prazeroso de todos. É difícil falar sobre sua definição, muitos acham que é só um momento instantâneo, outros acham que é uma estado de prazer... enfim são inúmeras as definições. Mas minha definição à respeito dela é que a felicidade esta em tudo, logo que acordamos, em relação a nossa saúde, podemos dizer que estamos em um momento de felicidade, ao saber que estamos fisicamente perfeitos, com saúde e a partir disso, vem a sensação de felicidade, porque ao meu ver muitas pessoas queriam estar no meu lugar e eu devo dar valor à isso e estar feliz. Portanto, a felicidade não esta só através do amor, do carinhoso, de presentes, de afeto, esta no nosso acordar, por saber que estamos vivos para enfrentar tudo que esta por fim, seja momentos felizes ou tristes, brigas ou harmonia, doente ou sadio, no meu ponto de vista devemos enfrenta-los com felicidade dentro de nós, pois todo momento ruim, deve ser passado como um aprendizado para nós, com isso teremos uma felicidade plena.

    Concordo com seu ponto de vista Nathália,pois se tratando de felicidade individual,não há nada do que estarmos bem consigo mesmo,pois quando algo sai do seu normal causa um desconforto,nos deixando atordoados e não conseguimos encontrar felicidade...E creio que na verdade passamos por desafios em nossa vida,somos testados.E de certa forma é um aprendizado sim,pois com a vitória de um desafio temos o prazer de desfrutar um triunfo sobre um problema!

    Katielly de Mello,nº27 3°F

    Conteúdo patrocinado


    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE - Página 10 Empty Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 22:49