Conexão Filosofia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conexão Filosofia

Esse é o Conexão Filosofia, um blog dinâmico que trará grandes contribuições, reflexões, discussões e conhecimentos filosóficos.


+21
Victor Melo
kaio alves
Felipe da Silva
Sidney Bragança Proença
vitoriabovo@hotmail.com
Gabriela Souza
Luis Felipe Almeida
Ana Beatriz Garcia
Daniel Cruz de Souza
Joao Pedro Santos
EduardoAlves
thiagokiill
gabriel1999
Kauany Oliveira Gomes
brunafurtado
Vinícius Domingues Lopes
Andressa Silva
WendyLin
Pedro H.M. da Silva
Caroline Neves De Brito
Professor Flávio
25 participantes

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    avatar
    Professor Flávio
    Admin


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 04/02/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Professor Flávio Dom 18 Out - 13:02

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE


    Seja bem vindo as discussões do fórum!

    Não esqueça a sua identificação com seu nome, número e série.
    Fique atento com as datas e prazos para postagem.
    Não deixe de interagir e comentar as respostas dos demais colegas.
    Só será avaliado o trabalho do aluno que respondeu TODAS as questões apresentadas no Fórum. É obrigatório a participação em PELO MENOS DOIS DIAS ALTERNADOS, TODAS AS POSTAGENS NO MESMO DIA SERÁ DESCONSIDERADO.
    Plagio será atribuído zero como nota.
    Citar a fonte quando se basear no pensamento de outros.
    Verificar após o envio o recado que sua mensagem foi postada e olhar se seu pensamento está junto com os outros, salve antes de postar.
    Bom trabalho a todos!

    Data de Início: 18/10/2015
    Data de Encerramento: 15/11/2015
    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE <a href=FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Images11" />


    Bioética (grego: bios, vida + ethos, relativo à ética) é o estudo transdisciplinar entre Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Filosofia (Ética) e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações. A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valor.





    Participe do Fórum comentando as questões abaixo.

    1) Vamos refletir sobre o que é a Bioética? Qual o papel dela na sociedade atual? Os avanços tecnológicos e sua interferência na vida humana devem ser pensados eticamente? Por quais motivos?

    2) Faça uma análise crítica do conteúdo abordado nos vídeos.

    3) Escolha uma das situações abaixo e se posicione argumentando.

    SITUAÇÃO 1:   Magali está em estado vegetativo há 5 anos e foi desenganada pelos médicos, a família está cansada, com dificuldades para manter os custos do hospital e sem esperança. Eles pensam em interromper a vida, eutanásia, assim Magali descansa em paz e a família não passa dificuldades financeiras. Só que uma irmã de Magali é contra desligar os aparelhos, pois é uma vida e não temos direito de tirar, além do que pode ocorrer um milagre, pois na crença dela Deus pode curar. O que fazer nessa situação? Esperar a vontade de Deus e ter fé ou interromper a vida para se livrar desse peso, já que não há solução? Argumente seu ponto de vista a partir da ética, reflexão sobre a moral e argumentando.

    SITUAÇÃO 2:  Paula é casada com Cido, que é moreno e baixo, só que Paula sempre sonhou em ter um filho alto e loiro com olhos claros. Sabendo que ela é morena e a combinação genética dela e do marido não permite ter o filho com as características desejadas, ela pensa em fazer uma inseminação artificial escolhendo um doador que possua as características desejadas. É ético essa postura? Devemos ter o direito de escolher como será o nosso filho ou isso pertence a Deus, devemos aceitar o filho que vier? Argumente seu ponto de vista a partir da ética, reflexão sobre a moral e argumentando criticamente.

    4) Interaja com os colegas comentando no mínimo a postagem de DOIS COLEGAS.


    Bom trabalho!!!  Smile
    Caroline Neves De Brito
    Caroline Neves De Brito


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 18/03/2015
    Idade : 25
    Localização : São Paulo

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Forum 4º Bimestre - Caroline Neves de Brito

    Mensagem por Caroline Neves De Brito Ter 20 Out - 12:49

    Bioética é uma ética aplicada chamada também de ética pratica que vista cuidar dos conflitos e controversos morais implicadas por atividades no âmbito da ciência da vida e da saúde, o seu papel na sociedade é falar a bioética considera por tanto assuntos sobre os quais não é o consenso moral como transgênicos , aborto , eutanásia , clonagem etc..
    Os avanços na tecnologia devem ser sim pensando na Bioetica, pois muitos não usam a tecnologia para o bem e sim para provocar mal ao próximo, a tecnologia só é bem aceita e bem utilizada quando seu objetivo é educativo para agregar conhecimento ou para ajudar as pessoas por meio de informações.

    Irei comentar das duas situações me deixaram bem intrigadas as duas:

    1 Situação: Se fosse um parente meu , e eu tivesse que fazer essa escolha eu teria que ver as situações do paciente:  Caso eu soubesse que o paciente não vai sobreviver eu não o deixaria sofrer até a morte. Com aperto no coração pediria para desligar as maquinas pois assim ele iria ficar em paz.
    2 Situação: Sou totalmente contra a esse tipo de método , pois a partir do momento que você tem, o sonho em de ter um filho da pele clara e com os olhos claros , você tem que se apaixonar e gostar de uma pessoa com essas características. Um filho é um criação que DEUS faz a partir das nossas características nossa ou seja é uma copia é uma combinação de dois DNA , uma combinação de dois seres com características diferentes , o filho tem que nascer com a cara dos pais , acho errado ele ter os traços de outra pessoa por conta de uma ignorância dos pais.
    Já que você quer ter um filho loiro dos olhos azuis , arrume uma pessoa assim para se casar, lembrando que ainda sim o filho pode nascer moreno caso um dos pais seja , pois o predominante sempre prevalece.

    NOME: Caroline Neves de Brito 08 SERIE: 2ºO
    Caroline Neves De Brito
    Caroline Neves De Brito


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 18/03/2015
    Idade : 25
    Localização : São Paulo

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Segunda postagem - Forum do 4º Bimestre

    Mensagem por Caroline Neves De Brito Qua 21 Out - 12:46

    Para dar integridade no ser humano, tendo como base à questão da dignidade humana, a bioética surge no mundo para ajudar a buscar uma forma de normativa nos benefícios para as pessoas.
    Todos nos temos o direito de morrer e de viver , seja ela de qual maneira for  é ético ajudar o ser humano a viver, com a ajuda da tecnologia hoje em dia temos vários métodos para ajudar uma pessoa que se encontra em coma, mas tem situações que a pessoa não tem mais chances de viver, então neste caso ela ou a família tem a livre escolha de deixar ou não que a pessoa  faleça. A morte vem para todos é o nosso destino, porem é muito difícil de aceitar.
    A tecnologia aumentou bastante porem tem a possibilidade de haver perigos relação a biossegurança  , umas das discussões é na área genética onde possibilita a pessoa de escolher o sexo , a cor da pele, a cor dos olhos, cabelos porem a mudança no DNA pode gerar anomalias, mas as expectativas são sempre de quem pratica são boas.
    Preconceito, esse assunto atinge a sociedade por causa do machismo e racismo, na sociedade se torna evidente esses preconceitos a bioética luta pela igualdade de expressão, mas nem sempre isso acontece, pois as pessoas colocam sua opinião de um determinado assunto como a real verdade e não tem a mente aberta para tentar entender o ponto de vista das pessoas.
    Sexualidade, a orientação sexual deixou de ser um assunto pessoal e se tornou um assunto de responsabilidade social.
    Aborto é um assunto mais questionado no termo da bioética, pois quanto mais é proibido o ato de abortar mais as mulher praticam  e com isso colocam suas vidas em risco. Falta de informação nunca foi o motivo de tantas pessoas cometerem esses tipos coisas.

    Nome: Caroline Neves de Brito 08 Serie: 2ºO
    avatar
    Pedro H.M. da Silva


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 20/03/2015
    Idade : 24

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Pedro H.M. da Silva Qua 21 Out - 17:22

    Bioética é uma ética que é aplicada a vida e vai de temas como uma simples relação interpessoal até fatores que afetam o planeta. E está ligada ao bem-estar do ser vivo.

    Situação I:
    Mesmo já tendo havido casos de pessoas que passaram anos em estado vegetativo e conseguirem sair de tal estado. Desligar os aparelhos, na minha opinião, seria a melhor escolha. Pois levando em conta bem-estar da Magali, um estado vegetativo, e da própria família com dificuldades de manter os custos do hospital, todos sairiam lesados.

    Pedro Henrique Martins da Silva N°26 2°O
    WendyLin
    WendyLin


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 24/10/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por WendyLin Sáb 24 Out - 17:02

    "Bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, que tem como finalidade esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e aplicações da medicina e da biologia; tem forte ligação com a filosofia por discutir as questões éticas e consider a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas. A bioética é um campo de estudo propício à grupos de interesses distintos como indústrias farmacêuticas, laboratórios de biotecnologia, organizações ambientalistas, associações de consumidores e entidades de classe."
    Ao meu ver, a bioética é a tecnologia/estudo que auxilia a sociedade a se desenvolver. Ou seja, o seu principal papel na sociedade atual, é justamente esse, o desenvolvimento, a evolução da sociedade, seja por meio da tecnologia, de pesquisas, da criação de novos medicamentos e até mesmo a modificação no modo de vida, desde que seja voltado a melhoria destas condições. Assim sendo, tecnologia e ciência estão voltadas justamente para a melhoria, então sempre será necessário ter uma reflexão ética dos cientistas envolvidos: para que a melhoria realmente aconteça.

    **primeiro paragrafo retirado do site Planeta Sustentável
    planetasustentavel. abril. com. br/noticia/ambiente/conteudo_264221.shtml
    WendyLin
    WendyLin


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 24/10/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por WendyLin Sáb 24 Out - 18:11



    SITUAÇÃO 1: Como Magali não tem como opinar sobre o que seria melhor para si, a família deve escolher por ela e considerar todas as alternativas até chegar a que seja melhor para ambos os lados. Deve ser considerado que Magali pode nunca mais acordar, e que a família já não consegue mais arcar com os custos do hospital, e creio que a melhor alternativa nesse caso seria se a família aguentasse assim por mais um mês, se Magali tivesse algum tipo de sinal de melhora, a família se apertaria por um tempo a mais até que ela melhorasse. Se esse sinal de melhora não aparecesse, optariam pela eutanásia, e todos seguiriam sua vida.

    SITUAÇÃO 2: Paula é livre para escolher fazer o que quiser, mas escolher fazer inseminação pelos motivos errados, tornaria isso uma má ação. Ela fazer a inseminação para ter um filho alto loiro e dos olhos claros, (sendo que só teria chance de 25% do filho ser assim, pois o gene de Paula é dominante sobre o gene de uma pessoa loira com olhos claros); seria o mesmo que afirmar que ela não amaria o próprio filho se ele nascesse moreno com olhos escuros. Ninguém escolhe o filho que tem, como não escolhe como o filho é. Paula com toda certeza não deve ter as características que quer, seria incoerente exigir que seu filho as tivesse.
    avatar
    joseane da silva lima
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por joseane da silva lima Qua 28 Out - 19:21

    No meu ponto de vista existem várias definições para o termo bioética, do grego bios (vida) e ética. Uma das mais completas diz que bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia.A bioética, portanto, tem forte ligação com a filosofia (pois discute as questões éticas) e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas. Entre os temas abordados, sobressaem-se o aborto, a eutanásia, os transgênicos, a fertilização in vitro, a clonagem e os testes com animais.A bioética é um campo de estudo propício ao embate de grupos de interesses distintos como indústrias farmacêuticas, laboratórios de biotecnologia, organizações ambientalistas, associações de consumidores e entidades de classe. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), por exemplo, realiza periodicamente discussões sobre dilemas bioéticos, como clonagem, pacientes terminais e reprodução assistida. Esses debates, que também podem ocorrer na Câmara dos Deputados quando está em pauta um projeto como a legalização do aborto, por exemplo, servem para que a sociedade tome posição sobre temas novos que vêm surgindo com a evolução da ciências

    joseane da silva lima serie 2 N°15
    avatar
    Pedro H.M. da Silva


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 20/03/2015
    Idade : 24

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Pedro H.M. da Silva Qui 29 Out - 16:43

    Na situação II concordo com a WendyLin (mensagem n°6)
    A Paula, geneticamente falando, possui características dominantes as desejadas para o filho.
    E mesmo possuindo a liberdade de escolha, não é certo, escolher como serão as características do filho, dá a impressão que não o amaria se ele nascesse com outras. E ilógico pois quer que seu filho possua características que nem ela mesma possui.
    avatar
    Isabela Querobina
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Isabela Querobina Seg 2 Nov - 16:21

    bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia.
    E tambem podendo se dizer que a Bioética está relacionada de forma transdiciplinar com a Biologia, o Direito, a Ética, a Medicina e até mesmo com questões religiosas. É uma importante área do conhecimento, pois visa discutir limites e parâmetros éticos e morais para o avanço das pesquisas científicas.
    SITUAÇÃO1: Como Magali em seus estado se encontra de forma que não possa opinar sobre oque sera feito, a família então tem um direito em fazer uma escolha sobre ela ,na minha opinião e no que eu acredito a família de alguma forma deveria tentar mante la no hospital mesmo que entrasse em dividas nunca devemos interromper a vida de uma pessoa eu creio sim que Deus pode fazer um milagre em sua vida e de alguma forma ela poderá dar algum tipo de sinal alguma melhora ,mais se caso isso não acontecer em um período de tempo sim teria que ocorrer a eutanásia
    SITUAÇÃO 2:Paula e livre para fazer suas escolhas certo ,mais fazer uma inseminação apenas porque quer ter um filho com certas características que ela mesma não possui ,na minha opinião isso e uma escolha que deve ser feita por Deus e devemos amar os nossos filhos da forma que eles vierem moreno ,branco ,negro ,não achei essa escolha dela apropriada dessa forma de pensar da pra se notar que se ela tivesse um filho negro ela não o aceitaria isso não e ético muito menos moral
    Isabela Morais n 13 2P
    avatar
    Beatriz Furtado
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Pergunta 1

    Mensagem por Beatriz Furtado Ter 3 Nov - 11:34

    Bioética indica um conjunto de pesquisas e práticas pluridisciplinares, objetivando elucidar e refletir acerca das soluções para questões éticas provocadas principalmente pelo avanço das tecnociências biomédicas. A palavra Bioética foi utilizada pela primeira vez pelo Prof. Van Rensselaer Potter, doutor em bioquímica e,porém, para conseguirmos o exato alcance do termo, resulta indispensável distinguirmos, previamente, moral, direito e ética. Os avanços da tecnologia têm propiciado o desenvolvimento de equipamentos progressivamente mais desenvolvidos que tem trazido, na sua maioria, inequívocos benefícios para os pacientes. Por outro lado frequentemente o avanço tecnológico traz consigo problemas éticos . Isto é facilmente detectado em vários campos da medicina e cito as técnicas de fertilização in-vitro, as alternativas de manipulação genética e os avanços na área dos transplantes como exemplos de áreas que estão provocando grandes discussões éticas nos dias atuais. O avanço da tecnologia não traz somente problemas éticos em nível individual.

    Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO - noturno bounce
    Andressa Silva
    Andressa Silva


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 24/03/2015
    Idade : 25

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Andressa Silva Ter 3 Nov - 14:48

    Ao meu ver o que se deve ser pensando são os valores éticos em relação abortos e clones, para grande parte da sociedade isso é admissível principalmente para aqueles que são cristão, eles sabem os princípios de Deus à respeito. Fatos como esses não são analisados, se deixam esquecidos ao invés de ser questionados pela sociedade, um grande problema estar em questão as virtude de um Deus e a ciência humana.
    avatar
    caroline neves
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Nazistas

    Mensagem por caroline neves Qua 4 Nov - 12:52

    O Nazismo ficou marcado pelos seus ideais antissemitas, ou seja, o preconceito e hostilidade contra o povo judeu. Os nazistas também perseguiam, torturavam e matavam comunistas, negros, homossexuais e outras pessoas que não eram enquadradas dentro das características da chamada "raça ariana", a raça superior alemã defendida pelo Partido Nazista.
    Irei falar um pouco de alguns procedimentos nazistas:
    • Experiências com filhos gêmeos, em campos de concentração foram criados para mostrar as semelhanças e diferenças na genética e na eugenia de gêmeos, bem como para ver se o corpo humano pode ser manipulado. O líder central dos experimentos foi ex-Dr. Josef Mengele, que realizava experiências com mais de 1.500 presos gêmeos conjuntamente, dos quais menos de 200 pessoas sobreviveram aos estudos.
    • Experimento sobre Congelamentos: Em 1941, a Luftwaffe conduziu experimentos para aprender como tratar a hipotermia. O estudo forçou pessoas a ficarem em um tanque de água gelada por até três horas. Outros estudos colocaram prisioneiros nus em campo aberto durante várias horas expostos a temperaturas abaixo de zero grau Celsius. Os experimentadores avaliaram diferentes formas de reaquecimento dos sobreviventes.
    • Experimentos Malária: Em torno de fevereiro de 1942 e abril de 1945, experimentos foram realizados em Dachau, a fim de investigar imunização para o tratamento da malária. Detentos saudáveis foram infectados pelo mosquito ou por injeções de extratos de glândulas mucosas das fêmeas de mosquitos infectados. Depois de contraírem a doença, estas pessoas foram tratadas com várias drogas para testar sua relativa eficiência. Mais de 1.000 pessoas foram utilizadas nesses experimentos, e desses, mais da metade morreu como resultado.
    • Experimentos Gás mostarda: Diversas vezes entre setembro de 1939 e abril de 1945, experimentos foram conduzidos em Sachsenhausen, Natzweiler, e outros campos para investigar o tratamento mais eficaz das feridas causadas por gás mostarda. Pessoas foram deliberadamente expostas a gás mostarda e outros gases, o que causava graves queimaduras químicas. As vítimas feridas foram então testadas para encontrar o tratamento mais eficaz para as queimaduras de gás mostarda.
    • Experimentos sobre a água do mar: Em torno de julho de 1944 e de setembro de 1944, experimentos foram realizados no Campo de concentração de Dachau para estudar vários métodos de tornar a água do mar potável. Em certo momento, um grupo de cerca de 90 ciganos foram privados de comida e água, sendo dada de beber somente água do mar pelo Dr. Hans Eppinger, deixando-as gravemente feridos. Eles ficaram tão desidratados que lambiam os pisos recém-lavados, numa tentativa de obter água potável.
    Dentre outros experimentos que aconteceram envolvendo pessoas ....

    Vivemos em meio a psicopatas fardados, bandidos engravatados e nazistas que tencionam poder sobre vidas.

    Caroline Neves de Brito nº8 2ºO
    avatar
    Vinícius Domingues Lopes


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 02/06/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Bioética

    Mensagem por Vinícius Domingues Lopes Qua 4 Nov - 23:55

    É a ética aplicada no âmbito das ciências da vida e da saúde. Preocupada com a forma dos conceitos e dos argumentos éticos. Está instada a resolver conflitos éticos, que surgem das interações humanas em sociedades e princípios seculares.
    Em relação aos avanços tecnológicos, citando como exemplo a FERTILIZAÇÃO, que é o tratamento onde a mulher planeja um filho em uma clinica, sou a favor desse ato até o ponto em que a mulher já não pode ter filhos e corre riscos. Mas no caso de escolher e manipular o feto eu descordo.

    Vinicius Domingues Lopes, 32 2°R
    avatar
    Beatriz Furtado
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Pergunta 2

    Mensagem por Beatriz Furtado Qui 5 Nov - 10:15

    A bioética é uma das formas de ética aplicada, cujo objetivo seria tratar das questões de valor nas ciências da vida, medicina e cuidados ambientais e de saúde. Durante a Segunda Guerra Mundial vários médicos alemães realizaram “experiências” desumanas, cruéis, e muitas vezes mortais em milhares de prisioneiros dos campos de concentração.Experiências que tinham por finalidade facilitar a sobrevivência dos militares do Eixo.Experimentos sobre reações à alta altitude, usando câmaras de baixa pressurização, para determinar a altitude máxima da qual as equipes de aeronaves danificadas poderiam saltar de pára-quedas, em segurança. Experiências de congelamento, utilizando os prisioneiros como cobaias para descobrir um método eficaz de tratamento para a hipotermia.Essa experiências tinha por objetivo desenvolver e testar medicamentos, bem como métodos de tratamento para ferimentos e enfermidades que os militares e a equipe de ocupação alemã encontravam no campo.Experiências “médicas” buscava aprofundar os princípios raciais e ideológicos da visão nazista.

    Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO Surprised
    avatar
    Fabio De Sales
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Fabio De Sales Sex 6 Nov - 12:50

    A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores. Como, ela se distingue da mera ética teórica, mais preocupada com a forma e a dos conceitos e dos argumentos éticos, pois, embora não possa abrir mão das questões propriamente formais, está instada a resolver os conflitos éticos concretos. Tais conflitos surgem das interações humanas em sociedades a princípio seculares, isto é, que devem encontrar as soluções a seus conflitos de interesses e de valores sem poder recorrer, consensualmente, a princípios de autoridade transcendentes, mas tão somente pela negociação entre agentes morais que devem, por princípio, ser considerados cognitiva e eticamente competentes.
    Mas a Bioética, como forma talvez especial da ética, é, antes, um ramo da Filosofia, podendo ser definida de diversos modos, de acordo com as tradições, os autores, os contextos e, talvez, os próprios objetos. Abaixo duas definições :

    “Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.(Reich WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995: XXI).

    "Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos.” (Van Rensselaer Potter, Bioethics. Bridge to the future. 1971)


    Fabio De Sales Saldanha, n°09 2° R
    avatar
    Fabio De Sales
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Fabio De Sales Sex 6 Nov - 12:53

    A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores. Como, ela se distingue da mera ética teórica, mais preocupada com a forma e a dos conceitos e dos argumentos éticos, pois, embora não possa abrir mão das questões propriamente formais, está instada a resolver os conflitos éticos concretos. Tais conflitos surgem das interações humanas em sociedades a princípio seculares, isto é, que devem encontrar as soluções a seus conflitos de interesses e de valores sem poder recorrer, consensualmente, a princípios de autoridade transcendentes, mas tão somente pela negociação entre agentes morais que devem, por princípio, ser considerados cognitiva e eticamente competentes.
    Mas a Bioética, como forma talvez especial da ética, é, antes, um ramo da Filosofia, podendo ser definida de diversos modos, de acordo com as tradições, os autores, os contextos e, talvez, os próprios objetos. Abaixo duas definições :
     
    “Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.(Reich WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995: XXI).

     "Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos.” (Van Rensselaer Potter, Bioethics. Bridge to the future. 1971)


    Fabio De Sales Saldanha, n°09 2° R
    avatar
    Joao Pedro Santos 2Q n:35
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Joao Pedro Santos 2Q n:35 Sex 6 Nov - 19:48

    Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina e filosofia (dessa, especialmente as disciplina da ética, da moral e da metafísica), que investiga todas as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana (em geral) e da pessoa (em particular). Considera, portanto, a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas, bem como de suas aplicações. São temas dessa área, questões delicadas como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, e os transgênicos.

    Bioética é um neologismo construido a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética). As diretrizes filosóficas dessa área começaram a surgir após a tragédia do holocausto da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas abusivas de médicos nazistas em nome da Ciência, criam um código para limitar os estudos relacionados. Formula-se aí também a idéia que a ciência não é mais importante que o homem. O progresso técnico deve ser controlado e acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter no mundo e na sociedade para que as novas descobertas e suas aplicações não fiquem sujeitas a todo tipo de interesse.

    O termo foi mencionado pela primeira vez em 1971, por um livro“Bioética: Ponte para o Futuro", do oncologista americano Van R. Potter pouco tempo depois, uma abordagem mais incisiva da disciplina foi feita pelo obstetra holandês Hellegers.

    Mais que uma meta-ética, a bioética transpõe-se a um movimento cultural: é neste humanismo que se pode englobar conceitos entre o prático biodireito e o teórico biopoder. É desta maneira que sua constantemente revisão e actualização se torna uma característica fundamental.
    avatar
    brunafurtado


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 06/11/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por brunafurtado Sex 6 Nov - 21:37

    Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia (ética) e direito (biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.

    situação 1

    Bom, nessa situação eu particularmente não concordo em desligar os aparelhos pois acredito que não podemos tirar a vida de ninguém, acredito que cada um tem a hora certa, não importa o valor financeiro, e sim a vida daquela pessoa, por exemplo se for uma pessoa muito próxima de mim, eu nunca aceitaria que desligasse os aparelhos, fé em primeiro lugar.



    2º situação


    Sou totalmente CONTRA esse método, se você esta junto com aquela pessoa, você tem que gostar dela do jeito que é, e se sentir bem e satisfeita, se tem vontade de ter filho, que seja da maneira natural, acho muito desagradável essa situação, principalmente para um homem, acredito que ele se sente humilhado.



    Bruna de Oliveira nº05 - 2º0
    avatar
    Beatriz Furtado
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Situação 2

    Mensagem por Beatriz Furtado Dom 8 Nov - 19:22

    Situação 2 : Por mas que seja um sonho, um desejo de Paula que seu filho nasça assim é totalmente antiético essa postura dela, se ela casou-se com seu marido moreno e baixo foi por amor então que o filho deles venha com características dos dois, e se ela fizer uma inseminação artificial o filho será apenas dela e não dele , será dela e do doador, o Cido será pai apenas no papel, não será pai de sangue. Agora se ele aceita essa opção dela, se ele concorda tudo bem, porem é totalmente desnecessário, pois não é barato um tratamento desses. Mas na minha opinião devemos aceitar o filho que vier e não um produzido em laboratório apenas para satisfazer uma vontade “boba”.

    Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO Laughing
    avatar
    Kauany Oliveira Gomes


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 01/06/2015
    Idade : 25

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Kauany Oliveira Gomes Dom 8 Nov - 20:56

    1) Vamos refletir sobre o que é a Bioética? Qual o papel dela na sociedade atual? Os avanços tecnológicos e sua interferência na vida humana devem ser pensados eticamente? Por quais motivos?

    Em um entendimento geral, a bioética é um conceito que divide o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas e o sistema dos valores humanos.
    Na minha opinião a ética deve ser aplicada em todos os atos, profissões e etc. Apesar da tecnologia ter seus avanços positivos ela também tem seu lado negativo, o que leva prejuízo para algumas coisas.
    No caso da produção e consumo das plantas transgênicas que são plantas geneticamente modificadas, também há os benefícios e malefícios, dando como exemplo.
    Benefícios: Melhoria da qualidade dos alimentos / Colheita mais abundantes.
    Malefícios: Contaminação de produtos naturais, entre outros...

    Kauany Oliveira Gomes, n°18 2°O.
    avatar
    gabriel1999


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 03/11/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Bioética

    Mensagem por gabriel1999 Seg 9 Nov - 0:23

    Em minha opinião, a bioética na sociedade atual tem a função de mostrar a evolução da sociedade, ou melhor a transformação da sociedade ao longo do tempo


    Mostrando também novos ramos da ciência e mostrando a distinção entre direito, moral e ética

    O avanço dela na tecnologia de certa forma é até de certa forma bom, mas também tem seu lado ruim que traz também com o avanço problemas éticos
    avatar
    brunafurtado


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 06/11/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por brunafurtado Seg 9 Nov - 0:32

    Bom no meu pensamento, acredito que a Bioética foi bom e ruim, bom pois eles descobriram muitos métodos de tratamento através desse método, mas também fizeram experiências desumana e cruéis com os prisionares, não acho certo precisar congelar as pessoas e etc, mas acredito que era por uma boa causa, para descobrir métodos de tratamento.



    Bruna Oliveira - 2ºO n05
    avatar
    thiagokiill


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 27/05/2015

    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por thiagokiill Seg 9 Nov - 8:46

    1) A bioética é a ética aplicada a vida e, abrange temas que vão desde uma simples relação interpessoal até fatores que interferem na sobrevivência do próprio planeta. A bioética tem se ocupado de questões fundamentais da humanidade que, seguramente, modificaram nossa sociedade e o seu futuro, e que influenciam o comportamento do indivíduo.Sim,pois ,avanços da tecnologia têm propiciado o desenvolvimento de equipamentos progressivamente mais desenvolvidos que tem trazido, na sua maioria, inequívocos benefícios para os pacientes, por outro lado tem causado muitos problemas éticos , devido como que está sendo utilizado e como é utilizado , por exemplo a técnicas de fertilização in-vitro, as alternativas de manipulação genética e os avanços na área dos transplantes, esses são uns dos motivos que devem se pensar para uma sociedade mais correta.


    2) 1° vídeo : Os experimentos feitos durante a guerra são muito cruéis , devido  forma de como era feita essas , utilizando prisioneiros  para serem cobaias dessas experiências que tinham por finalidade facilitar a sobrevivência dos militares alemãs, tinha por objetivo desenvolver e testar medicamentos, bem como métodos de tratamento para ferimentos e enfermidades.Experiências “médicas” buscava aprofundar os princípios raciais e ideológicos da visão nazista , para criar uma raça "pura".

       2° vídeo : A bioética é muito importante para a evolução de uma sociedade , devido ter um grande avanço na medicina  e nas formas de como são feitas as experiencias , mais mesmo assim , ocorrem muitos problemas éticos , pois  como que está sendo utilizado e como é utilizado. Por exemplo fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco outras questões que também são importantes da bioética como machismo , racismo , preconceito e a homossexualidade.


    Thiago Kiill N°:30 2°S
    avatar
    Beatriz Furtado
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Concordo com a mensagem 18

    Mensagem por Beatriz Furtado Seg 9 Nov - 11:18

    Concordo com a mensagem 18, da Bruna de Oliveira, sobre a situação 1.

    "situação 1

    Bom, nessa situação eu particularmente não concordo em desligar os aparelhos pois acredito que não podemos tirar a vida de ninguém, acredito que cada um tem a hora certa, não importa o valor financeiro, e sim a vida daquela pessoa, por exemplo se for uma pessoa muito próxima de mim, eu nunca aceitaria que desligasse os aparelhos, fé em primeiro lugar."

    Real se desligarmos os aparelhos vamos tirar uma vida, e sim todos vamos morrer um dia temos uma hora certa mesmo, temos que deixar nas mãos de Deus, pois ele sabe muito bem o que faz.
    avatar
    Beatriz Furtado
    Convidado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Esqueci de colocar o nome

    Mensagem por Beatriz Furtado Seg 9 Nov - 11:21

    Mensagem 24 esqueci de colocar meu nome mas esta aqui:

    Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO

    Conteúdo patrocinado


    FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE Empty Re: FÓRUM 2 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 2:07