por Mariana Vitoria 1ºO noite Dom 15 Nov - 21:58
''Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.''
1) Infelizmente o sistema capitalista já tomou conta da nossa sociedade atual, não sei se ainda há tempo de modificar isto, mas eu sou contra. No primeiro vídeo nós vemos o a nossa realidade, que se formos parar pra analisa - lá é absurda. O foco do capitalismo é o lucro e por isso o homem não mede esforços para consegui - lo, como vemos no vídeo a busca pelo lucro é tanta que o homem destrói a natureza e tudo que vê pela frente pelo dinheiro, e é isso que realmente acontece, o cidadão mais leigo e desinformado que tiver sabe que o planeta está morrendo que crê que não pode fazer nada.
A produção capitalista na visão de Karl Marx: modo de produção capitalista corresponde essencialmente uma relação social “entre duas classes”. Destas, uma [a burguesia], por ter o “monopólio dos meios de produção e do dinheiro”, explora a outra [a classe trabalhadora], que não é proprietária de nada exceto a sua “força de trabalho” que se vê forçada a vender.
O “objetivo da produção” é aqui o objetivo da burguesia: a criação de mais-valia para a acumulação privada de capital, não a satisfação das necessidades da maioria dos membros da sociedade.
2) O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real. (...) No marxismo posterior a Marx, sobretudo na obra de Lênin, ganha um outro sentido, bastante diferente: ideologia é qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada aos interesses de certas classes sociais particulares.[1]
Através da ideologia, são construídos (produzidos) imaginários e lógicas de identificação social cuja função seria escamotear o conflito (entre as classes sociais), dissimular a dominação e ocultar a presença do particular, dando-lhe a aparência de universal. (...) É possível, também, perceber que o discurso ideológico, na medida em que se caracteriza por uma construção imaginária (no sentido de imagens da unidade do social), graças à qual fornece aos sujeitos sociais e políticos um espaço de ação, deve necessariamente fornecer, além do corpus de representações coerentes para explicar a (realidade social), um corpus de normas coerentes para orientar a prática (política).